CLUBE CULTURAL E RECREATIVO NIPO-BRASILEIRO

Um clube para toda a família!

O Clube

O Clube Nipo, ou simplesmente Nipo como carinhosamente os sócios o chamam, é essencialmente um clube familiar. O quadro social conta, em média e historicamente, com cerca de 400 famílias, que além do interesse nas atividades sociais, culturais e esportivas, buscam a convivência com outras pessoas e fazer florescer a amizade, companheirismo e o espírito comunitário em um ambiente amplo, agradável e acolhedor.

Os fins-de-semana e feriados são os dias de maior freqüência, quando acontecem as atividades sociais, esportivas e culturais das várias diretorias e departamentos, que muitas vezes são abertos ao público externo. Os dias de semana também são marcados pela presença constante dos sócios e familiares, pois são quando acontecem treinos, aulas e competições internas regulares.

As atividades esportivas regulares do Nipo são o  tênis de campo, voleibol, futebol, beisebol, softbol, tênis de mesa, ninjutsu (arte marcial – ninja) e kendô (arte da espada). No aspecto cultural, destacam-se as festas culturais, como a Festa Junina e os tradicionais Yakisobas, o grupo de taikô Hikari Daiko, o coral e o departamento de karaokê, que sempre congrega amigos para encontros e muita cantoria. Vale ressaltar também o Departamento de Jovens, o Kokorokai, um grupo que realiza diversas atividades no Clube e que promove um dos eventos mais celebrados no Nipo, o Undoukai (gincana para as crianças).

São gerações que se integram e vão perpetuando esse senso comunitário, alma do nosso clube!

Estrutura

O Clube Nipo está situado às margens do Lago Paranoá, uma das áreas mais nobres e conhecidas da capital federal. Possui um terreno de 34.048 m², ocupada por mais de 4.000 m² de edificações e o restante por área verde, pavimentação e estacionamento interno. Possui também um estacionamento externo, em frente à sede e à via de acesso, que comporta com comodidade mais de 200 veículos. Em relação às edificações, destacam-se o ginásio de esportes coberto, também usado em eventos sociais e festivos, e o campo de beisebol, único entre os clubes de Brasília. Conta também com duas piscinas, amplo vestiário e solário, sete quadras de tênis de saibro e uma infantil, campo de futebol society com grama natural, bar, sala de karaokê, salão de jogos, praça de confraternização, parque infantil e conjunto de salas para reuniões e pequenas atividades.

Como tudo começou

No dia 20 de maio de 1969, reuniram-se em assembléia os senhores Akira Miura, Chojuro Miura, Fernando Figueiredo de Abranches, Gungi Matsuti, Jakae Ishihara, Jiro Uragami, Julio Fujiwara, Julio Tatugawa, Kazuo Wamoto, Kunio Yamada, Masanori Uragami, Masaru Kakumori, Shigeru Shoji, Shuki Sakai, Sussumu Ohmaye, Takato Okuyama, Toshio Nakazato e Tsugio Nakano. O objetivo do encontro foi o de constituir uma entidade com o objetivo de desenvolver a educação física e o aperfeiçoamento moral, intelectual, cívico e espiritual dos seus sócios, notadamente dos jovens.

Sussumu Ohmaye presidiu os trabalhos dessa assembléia de fundação, que aprovou também o Estatuto Social do Clube Cultural e Recreativo Nipo-brasileiro de Brasília, que tornou-se conhecido por Clube Nipo. A ata da assembléia de fundação, bem como o extrato dos Estatutos, foi publicado no Diário Oficial. Essa mesma assembléia elegeu o Senhor Ohmaye como primeiro presidente do Clube e os conselheiros e diretores.

2016 © Clube Nipo - Todos os direitos reservados.