3º Festival da Canção e 26º Concurso Brasiliense da Canção Japonesa | Clube Nipo

3º Festival da Canção e 26º Concurso Brasiliense da Canção Japones

Realizou-se no último dia 12 de outubro, na sede da Associação ARCAG – Núcleo Rural Alexandre de Gusmão, o 3º Festival de Karaoke e o 26º Concurso Brasiliense da Canção Japonesa, organizado pela FEANBRA – Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste.

O evento foi dividido em 2 partes : Festival e Concurso. No Festival, os cantores podiam acompanhar a letra da música no videoke, DVD, ou simplemente ler a letra. Não havia julgamento .

No Concurso todos os candidatos cantaram com CD e foram julgados por 5 jurados : Alysson Takaki, Laura Takeda, Yasushi Miyahara, Cláudia Costa e Ilke Takada.

Ao todo, 72 cantores foram inscritos: 20 no Festival e 52 no Concurso. Além dos cantores de Brasília participaram candidatos de Paracatu e Presidente Prudente.

A apresentação foi feita por Lourdes Shimabukuro, que contou com a valiosa ajuda da sra. Mitsue Ywata, de Presidente Prudente. A sra. Ywata é uma das apresentadoras oficiais do Concurso da ABRAC – Associação Brasileira da Canção Japonesa.

Algumas homenagens foram feitas: Milena Watanabe de Medeiros, de 5 anos, recebeu o prêmio de cantora mais nova do Concurso; Hisatoshi Ito, 88 anos, de Presidente Prudente, (pai do associado Isac Ito) foi homenageado como o Cantor mais idoso do Concurso e Eiti Sato, de Brasília, com 93 anos de idade e muita disposição, recebeu as homenagens como o cantor mais idoso do Festival.

O Clube Nipo participou com vários cantores. Vale destacar os que receberam troféus: Nowan Takematsu (2º lugar Juvenil); Celso Mikami (5º lugar Veterano B); Takeo Shinohara , Linda Watanabe e Izac Ito,(respectivamente 2º , 4º e 5º lugares da Categoria Veterano A); Priscila Lie Fukushi e Henrique Ito (1º lugar da Categoria POP); Henrique Ito e Hideaki Mikami (respectivamente 3º e 4º lugares da Categoria Adulto).

Após a apresentação de todos os candidatos  foi feita a divulgação dos nomes de todos os classificados. Os campeões de cada categoria concorreram ao Grand Prix : Akemi Watanabe (Juvenil); Kenzo Tarumoto (Super Veterano); Artur Kawaguti (Veterano C); Nobuiti Umino (Veterano B); Hatsue Umino (Veterano A); Priscila Lie Fukushi/Henrique Ito (POP) e Gabriela Okada (Adulto). O grande campeão do Grand Prix foi o sr. Nobuiti Umino, de Presidente Prudente, que cantou Arigato Kansha.

O show ficou a cargo de Ligiane Sagae Shimabukuro, Paulo Márcio Yamaguti e Márcio Yukihiro Mikami. Houve ainda apresentações especiais da jurada e professora de canto Cláudia Costa, acompanhada ao piano pela  jurada e pianista Ilke Takada. Alysson Takaki, presidente dos jurados e responsável pelo som, também fez uma linda apresentação especial.

Várias empresas  colaboraram para aumentar o brilho da festa: Mikami Hortifruti e Produtos Orientais; Shizen; Restaurante D. Francisco; Yuzu-An Restaurante; Restaurante Gendai; Restaurante Miwa; Talq Fábrica Criativa; Top Troféus; Comercial de Doces Canarinho; Japão Acessórios; Clínica Odontológica Pio XII; Estúdio Guinza; Departamento de Karaoke Kae de Presidente Prudente; Associação de Estudos da Língua Japonesa de Brasília e Flora Akaoka.

Pessoas físicas que colaboraram: Ciro Mikami; Celso Mikami; Rosa Matsunaga; Alípio Nonaka; Yukio Yamagata; Mizuko Yuge; José Luiz Yamagata; Massagi Sato; Roberto Shoji Ogassawara e Takeshi (João) Mizuno.

Ao final do evento foi feito o sorteio de uma estadia no Hotel Taiyo, para duas pessoas e o felizardo ganhador foi o nosso associado Júlio Sadao Takamura.