Aprenda a fazer almôndegas veganas de tofu

Como usar tofu nas suas receitas e agradar até quem não é vegano

Um dos primeiros alimentos que entra em nossas vidas assim que viramos vegetarianos é o famoso tofu, muitas vezes chamado de “carne dos vegetarianos” ou “queijo dos Veganos”. Porém é super comum que a maioria acabe não gostando desse bloco de soja na primeira tentativa, nem na segunda, nem na terceira…

Precisamos lembrar que se tornar vegetariano/Vegano é abrir mão conscientemente do consumo de carne, queijo, ovo e etc. Alimentos esses que não existem no reino vegetal, então procure não provar tofucom a esperança de que seja exatamente igual a carne/queijo pois você vai se decepcionar profundamente. Tofu não é carne nem queijo, e nunca vai ser.

Ele pode sim substituir (por suas características nutricionais) a carne e o queijo na alimentação, e pode também lembrar a textura e sabor desses alimentos, matando o nosso desejo por alguns pratos que tradicionalmente não poderiam ser feitos sem ingredientes de origem animal.

O segredo para incluir o tofu no seu dia a dia é saber usá-lo e prepara-lo de maneira ideal. Não é tão simples como apenas cortar em cubos e refogar com um pouco de azeite de oliva, mas também não é nada que exija grandes habilidades culinárias de você.  Ele pode ser usado em inúmeras receitas e preparado de diversas maneiras diferentes.

Separei algumas das minhas receitas favoritas que levam esse famoso ingrediente vegetariano para compartilhar com vocês. Em cada uma delas ele é preparado de uma maneira diferente, assumindo uma textura e sabor diferente. Espero que gostem!

Aprenda a fazer almôndegas veganas de tofu, cenoura e aveia:

Ingredientes:

– 300g de tofu

– 1 c.chá de orégano

– 1 c.chá de ervas finas

– Suco de ½ limão

– 2 c.sopa de shoyu

– 1 cenoura média ralada (ou 2 pequenas)

– ½ cebola picada

– ½ xícara de flocos de aveia

Mode de preparo:

– Corte seu tofu em fatias finas e, com um pano limpo, esprema para remover o excesso de água. Com um garfo, amasse bem todos os pedaços e transfira para uma tigela grande. Adicione orégano, ervas finas, sal, shoyu e qualquer outro tempero que desejar. Misture até que esteja tudo bem incorporado. Adicione a cenoura ralada, a cebola picada e os flocos de aveia e misture bem.

– Quando estiver  tudo bem incorporado, forme pequenas bolinhas com a massa (aproximadamente 1 c.sopa cada), como a massa não fica muito firme, vá apertando-a com delicadeza até que forme uma bolinha. Disponha as almôndegas em uma forma antiaderente ou previamente untada e leve ao forno por 15 minutos. Aumente a temperatura do forno para 205°C e deixe assar mais 5 minutos.

– Remova e sirva ainda quente com massa, arroz, saladas ou como recheio de sanduíches.

Como fazer o molho de tomate para acompanhar

Em um liquidificador, bata 1 lata de tomates pelados, ½ pimentão vermelho, ½ cebola roxa, 1 dente de alho, 1 c.sopa de shoyu, 1 c.sopa de açúcar de coco ou mascavo, um punhado de manjericão Fresco e sal a gosto, até que esteja tudo bem incorporado.
Transfira para uma panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos, mexendo com frequência para não queimar no fundo da panela.

 

Fonte: souvegetariano.com

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