Armadilha para o Aedes Aegypti | Clube Nipo

Armadilha para o Aedes Aegypti

O Aedes Aegypti causador da dengue, Zika e Chikungunya, é muito parecido com o pernilongo, mas possui características especificas que o difere de qualquer outro mosquito. Além das suas listras brancas e pretas, o mosquito tem alguns hábitos que ajudam a identificá-lo.
O mosquito da dengue, além de silencioso:

• Costuma picar nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde.
• Sua picada geralmente acontece nos tornozelos, pernas e pés e normalmente não dói nem coça.
• Tem vôo rasteiro, com no máximo 1 metro de distância do solo.

O ciclo de vida é divido em 4 fases. O ciclo começa quando uma fêmea adulta deposita seus ovos nas paredes dos reservatórios com água limpa ou pouco poluída, parada e em cerca de 30 minutos elas se desenvolvem. Após 7 dias, a larva cresce e vira pupa e, 2 dias depois, o mosquito está completamente formado e pronto para picar.

Os ovos do mosquito são muito resistentes, sobrevivendo por cerca de 1 ano num local seco. Quando este local recebe água limpa, em cerca de meia hora ele pode se desenvolver. O mosquito da dengue leva 10 dias para se desenvolver e ele vive em média 30 dias. Uma única fêmea pode produzir mais de 1000 larvas e como o mosquito leva 10 dias para se desenvolver, limpar todos os possíveis criadouros 1 vez por semana é suficiente.

Pensando na saúde pública e em virtude das reclamações dos associados sobre o excesso de pernilongos nas dependências do clube, está sendo realizado um experimento que consiga atrai-los para um recipiente para que possam então ser exterminados.
A princípio, foram desenvolvidos sete protótipos distribuídos nos pontos de maior concentração do inseto. Ao longo dos dias, serão feitas algumas observações para saber se conseguiremos obter os resultados desejados. Além disso, todos os lugares propícios ao acúmulo de água estão sendo monitorados para evitar que novos mosquitos se proliferem.

O Clube Nipo está tomando todas as providências possíveis para que o mosquito possa ser combatido, pensando na saúde de todos os frequentadores do clube, tanto os associados como os funcionários. Contamos com a compreensão e colaboração de todos nessa luta contra o Aedes Aegypti.