Confronto no DF: Seleção Brasileira contra Seleção Brasiliense de Softbol Masculino Adulto

Softbol é uma modalidade esportiva parecida com o beisebol, criada em 1887 nos Estados Unidos para ser praticada em ginásios e lugares cobertos durante os invernos rigorosos. Ele se difere do beisebol no tamanho do campo e da bola, forma de arremesso, tempo de jogo e algumas regras especiais do esporte. Simplificando, assim como o futebol esta para o beisebol, o futsal estaria para o softbol.

A prática da modalidade masculina brasileira já transcorria a vários anos, mas o primeiro evento oficial foi no ano de 2016, com um torneio em São Paulo. Deste, formou-se a primeira seleção nacional e inédita participação internacional, na Argentina, em um torneio com o Brasil, Nova Zelândia (atual 1º do mundo), Argentina (4º) e Republica Tcheca (7º). Em 2017, a seleção brasileira, na Republica Dominicana, disputou uma vaga para o Pan-Americano entre as equipes do Canadá, EUA, México, Cuba, Venezuela (Campeã), dentre outros países da América Central e do Sul.

O esporte em Brasília tem crescido nos últimos anos, com pessoas de várias idades e gêneros que atualmente somam mais de 200 praticantes, distribuídos em 20 equipes do DF, as quais participam todos anos de torneios internos e de campeonatos Brasil afora, tendo bons resultados e com atletas se destacando nacionalmente. Brasília possui três sedes com campos de softbol, no Clube Nipo de Brasilia, Associação Cultura e Esportiva Nipo-Brasileira de Vargem Bonita e no Associação Nipo Nikkey-Df no Riacho Fundo.

A Seleção Brasileira atual conta com 17 atletas e está se preparando para o Campeonato Sulamericano que será realizado em Monteria, Colômbia, nas datas de 1 a 10 de junho de 2018, o qual contará com aproximadamente 10 equipes da América do Sul e convidados. A atual representação brasiliense é expressiva, com cinco atletas convocados para esta seleção, ademais em todas representações internacionais do desporte, houve participação de atletas da capital.

Portanto, no período de 28 de abril a 1º de maio, serão realizados, na capital federal, os treinos da seleção brasileira e o confronto entre a seleção brasiliense e a seleção brasileira de softbol. Este duelo será realizado no dia 29 de abril, na sede do Riacho fundo, marcado para as 10:30 da manhã, logo após a final do 19º torneio de softbol do Distrito Federal.

Serviço:
– Treinos da seleção brasileira de Softbol: de 28 de abril a 1º de maio;
– Amistoso entre as seleções brasiliense e brasileira de softbol: 29 de abril, às 10h30, Riacho Fundo.

Contatos:
Celular/Whatsapp: (61)99994-1474 – Yuiti Niyama; (61)98188-1339 – Luis Felipe; (61) 98139-4881 – Geraldo Junior
E-mail: yuitiniyama@gmail.com, junior.a.g@icloud.com, lst.taira@gmail.com.