Kendo - Luta de espadas | Clube Nipo

Conheça o Kendo, o “Caminho da Espada”

O Kendo é uma arte marcial japonesa desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu. Significa “caminho da espada” e foi trazido ao Brasil por imigrantes japoneses em 1908. Aos poucos foi atraindo diversos praticantes atraídos pela beleza do manuseio da espada, mas trata-se de um esporte que requer muita dedicação e equilíbrio entre físico e a mente até que se atinja um alto nível.

No Kendo são utilizados alguns equipamentos específicos para o treinamento, como, por exemplo, a espada de bambu (shinai), a espada de madeira (bokuto, usada para os treinos de kata), as vestimentas (hakama e keikogui) e a armadura (bogu). Para os iniciantes, o único material que é estritamente necessário é a espada de bambu.

Como a grande maioria das artes marciais, o Kendo possui uma hierarquia de graduação, embora essa graduação não possa ser visualizada por algum indício externo, como, por exemplo, o caso das faixas coloridas no Judô. Tomando o próprio Judô como analogia, qualquer aluno que ainda não chegou à faixa preta é considerado aspirante e a partir desse nível ele é graduado. A graduação dos aspirantes é categorizada de forma decrescente (do maior para o menor), começando pelo que chamamos de 5º kyu e chegando até o 1º kyu (o que seria a faixa marrom no caso do Judô). A partir daí a graduação é crescente e agora é chamada de dan, o “faixa preta” é, portanto, 1º dan ou 1º grau. A máxima graduação que um kenshi (termo japonês para se referir ao praticante de Kendo) pode alcançar é 8º dan.

O Clube Nipo é um dos poucos lugares de Brasília onde são dados treinamentos da modalidade, tudo acompanhado pela Confederação Brasileira de Kendo. Venha praticar essa arte de origem milenar!