Conheça os benefícios dos alimentos orgânicos

É crescente o número de problemas de saúde causados por alimentos industrializados. O grande acúmulo de agrotóxicos, conservantes e outras substâncias químicas se tornou um perigo para o organismo do homem moderno. Felizmente, o mercado dos produtos orgânicos cresce rapidamente devido às vantagens que proporcionam.

Esses alimentos são cultivados visando, principalmente, a saúde. Em todos os processos da produção são utilizadas técnicas que colaboram com o meio ambiente e garantem qualidade aos produtos. Conheça agora os principais benefícios de uma alimentação baseada em alimentos orgânicos.

Mais saúde

Você estará livre de substâncias químicas tóxicas ao organismo. Várias pesquisas já demonstraram que os agrotóxicos podem causar diversos danos ao corpo. Os alimentos orgânicos irão lhe prevenir de diversas doenças.

Incentivo ao micro produtor

A migração dos pequenos produtores rurais para a cidade tem causado, nas últimas décadas, um verdadeiro caos social. Além de desfalcarem a produção agrícola, tão essencial à sociedade, as famílias advindas da zona rural têm dificuldade para se adaptar e muitas vezes passam por problemas financeiros. Outro problema comum em agricultores é o envenenamento por agrotóxicos, um mal que ataca cerca de 1 milhão de produtores no mundo. Quanto mais a sociedade consumir produtos orgânicos, mais esses problemas serão evitados.

Protege o solo e a água

O uso de agrotóxicos em plantações acaba causando a erosão do solo, o que o deixa inutilizável após algum tempo. No cultivo orgânico acontece o processo inverso, pois através de técnicas especiais – como a rotação de culturas, compostagem e plantio consorciado – o solo torna-se mais saudável e produtivo, podendo ser utilizado ano a ano.

Em relação à água, o dano causado pelos agrotóxicos se dá em rios e lagos. Além disso, eles tendem a atravessar o solo e atingir os lençóis d’água, essenciais para a vida da região. As técnicas mencionadas acima evitam esse problema.

Preserva o planeta

A agricultura orgânica eleva a biodiversidade, colaborando com a vida animal e vegetal. Ela cria ecossistemas saudáveis, que são essenciais para o equilíbrio da natureza. As áreas naturais passam a ter mais vitalidade e a vida silvestre é protegida.

Outro fator importante para a qualidade do planeta é a economia de energia proporcionada pelos alimentos orgânicos. Na indústria alimentícia tradicional é usada, diariamente, uma grande quantia de petróleo para sustentar toda a mecânica da produção. Os agrotóxicos, adubos e produtos químicos feitos pela indústria são dispensados, já que a agricultura orgânica possui um processo completamente distinto. O trato do solo é manual e os adubos, basicamente, são a matéria orgânica do próprio solo, como a sua cobertura morta.

Alimentos mais saborosos e nutritivos

Muitas pessoas não fazem ideia de como é o gosto verdadeiro das frutas que apreciam. Isso porque agrotóxicos e outros produtos químicos afetam no sabor dos alimentos. Já os orgânicos possuem sabor e aroma muito mais intensos. Além disso, o solo cultivado com adubos naturais é mais rico e balanceado, e, em razão disso, produz alimentos muito mais nutritivos.

Fonte: www.sociedadeorganica.com.br