Convite a descendentes de japoneses das Américas Central e do Sul de visita ao Japão | Clube Nipo

Convite a descendentes de japoneses das Américas Central e do Sul de visita ao Japão

Com o objetivo de aumentar a compreensão sobre a realidade e as políticas do seu país, o governo japonês oferece, através de sua Embaixada no Brasil, um programa de convite a descendentes de japoneses que possam divulgar em suas comunidades suas impressões acerca do Japão.
Os interessados no programa devem observar os requisitos para a inscrição (item 1 abaixo) e entregar os documentos necessários ao Setor Consular da Embaixada do Japão* no Brasil até a data-limite de inscrição (item 2 abaixo).

*Residentes de unidades da federação que não sejam o Distrito Federal, Goiás, Tocantins, os estados do Nordeste, Pará e Amapá, devem entrar em contato com o Consulado Geral do Japão competente.

1. Requisitos
(1) Ser descendente de japoneses que possam exercer sua influencia e divulgar acerca do Japão através da internet (Blog, SNS) ou outras medias. Não há exigência de profissão ou escolaridade.
(2) Ter um nível de conhecimento de língua inglesa suficiente para discussões e trocas de ideias (todas as atividades relacionadas ao programa no Japão serão realizadas em inglês).
(3) Apresentar um curriculum vitae e uma redação. O tema da redação, que pode ser escrita em português e deve ter por volta de 2 páginas (tamanho A4), é: “Força do Japão – Os pontos atraentes que devem ser divulgados e a imagem do Japão na sociedade brasileira”.
(4) Comprometer-se a organizar e realizar de maneira independente uma apresentação sobre o programa dentro de um prazo de 3 meses após o retorno ao Brasil.

2. Período de inscrição
De 12 de novembro de 2015 a 30 de novembro de 2015 (os documentos devem ser entregues na Embaixada até 30 de novembro de 2015)

3. Processo de seleção
(1) Avaliação de documentos pela Embaixada do Japão no Brasil
(2) Entrevistas com os candidatos que forem selecionados na fase anterior (início de dezembro)
(3) Avaliação final pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão

4. Datas e detalhes do programa
(1) Duração: chegada ao Japão em 14 de fevereiro de 2016 e saída do Japão em 21 de fevereiro de 2016 (previsão)
(2) Número de participantes: 10 pessoas
(3) Programa principal (sujeito a modificações)
i) Apresentação sobre a política externa japonesa no Ministério dos Negócios Estrangeiros;
ii) Debates;
iii) Palestras de especialistas;
iv) Encontro com autoridades do governo japonês;
v) Possibilidade de conhecer e experimentar a cultura japonesa em local próximo a Tóquio;
(4) Despesas: o governo japonês arcará com despesas relacionadas ao programa e suas atividades, como passagens de ida e volta (classe econômica), hospedagem, refeições, transporte no Japão e seguro. As despesas particulares (por exemplo, despesas relacionadas ao atividade particular, compras de lembranças, telecomunicação e lavanderia, etc.) não serão arcadas.

5. Contato
Departamento Consular da Embaixada
Tel: (61) 3442-4200
E-mail: consular.japao@bs.mofa.go.jp

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta