Fortalecimento da colaboração com a comunidade nipo-brasileira

Fortalecimento da colaboração com a comunidade nipo-brasileira

Intercâmbio humano

1. Programas de convite para visita ao Japão e de treinamento voltados aos nipo-descendentes (de 90 para 137 vagas, aumento de 52%)

I. Programa “Convite aos Futuros Líderes Nikkeis” (3 pessoas): Iniciado em 1965. 16 brasileiros nos últimos 4 anos (30 de toda a América Latina).

II. Programa “Convite a Nipo-Descendentes Latino-Americanos para Visita ao Japão” para intensificar a divulgação estratégica do Japão (estabelecido em 2015, total de 20 vagas, sendo 6 para brasileiros);

III. Criação de “Bolsas do Governo Japonês para Estudantes de Língua e Cultura Japonesas”, voltadas a estudantes nipo-descendentes latino-americanos (6 vagas do Brasil em 2015);

IV. V. Aumento de vagas para o Programa de Treinamento Nikkei da JICA de 85 (2013) para 122 (2015); Iniciado em 1971. 3023 participantes (até final de 2015). Este número inclui:

“Curso para Formação da Futura Geração Nikkei” pela JICA de 20 (2013) para 43 (2015) (programa iniciado em 1986; 522 participantes até final de 2015);

*Bolsas de estudo oferecidas por governos provinciais do Japão: cerca de 60 pessoas vão para diferentes províncias anualmente como estudantes internacionais ou para fazer estágios técnicos

*”Bolsas de estudo “Nikkei Scolarship” oferecidas pela Nippon Foundation: 13 nipo-brasileiros foram estudar em universidades do Japão até 2015.

2. Programas de convite para visita ao Japão e de treinamento voltados para brasileiros em geral, inclusive nipo-descendentes

I. Programa da JICA para acolhimento de 900 estagiários brasileiros, ao longo de 3 anos, para formação de recursos humanos para a indústria (iniciado em 1961, 232 vagas em 2013, 311 vagas em 2015; 10.649 participantes no total até final de 2014);

II. Programa “Juntos!!” de intercâmbio para a promoção da compreensão do Japão pela América Latina (Iniciado em 2015). – Convite a 30 brasileiros (parlamentares, representantes da área econômica e membros de governos estaduais) para visitarem o Japão (março de 2016). 101 participantes em toda a América Latina.

III. Bolsa de estudos do governo do Japão iniciada em 1954: 60 estudantes/ano nos últimos dez anos.

IV. Aumento do número de estudantes de bolsa, intercâmbio de estudantes e professores, e promoção de pesquisas conjuntas através do “Programa de Internacionalização das Universidades” (8 universidades japonesas e 9 universidades brasileiras) e do “Programa de Coordenadores de bolsas” promovido pela Universidade de Tsukuba desde 2015.

V. Programa JET(Convite a jovens estrangeiros): Envio de recursos humanos para intercâmbio internacional e esportivo. (seleção não periódica: 5 pessoas irão ao Japão em 2016)

*Universidades do Japão têm recebido cerca de 520 estudantes em ciências exatas através do programa “Ciência sem Fronteiras” do governo brasileiro.

3. Envio de voluntários da JICA

Duplicação do número de voluntários da JICA (de 52 em 2013 para 97 previstos em 2016.) (Iniciado em 1986, Total até o fim de 2014: 863 pessoas)

Ensino da Língua Japonesa

1. Ações para a adoção de língua japonesa no ensino público

I. Busca de apoio dos governadores estaduais para a adoção do ensino de japonês em escolas públicas do ensino médio pelo Embaixador Umeda, em suas visitas oficiais aos 12 Estados (Ex. Paraná, Rio Grande do Sul).

II. Programa de treinamento no Japão voltado a candidatos a bolsistas e aos interessados em intercâmbio no Japão (Jan. 2016) e Cursos gratuitos de língua japonesa em Universidades Federais (Paraná, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus e Rio Grande do Sul) (Previsto para abril de 2016).

III. Projeto de Adequação da Escola Estadual Professor Djalma da Cunha Batista para o estudo de língua japonesa – (Manaus, fevereiro de 2016). O governo do Japão, comunidades nipo-brasileiras locais e a Fundação Japão irão cooperar para apoior o Governo estadual de Amazonas neste projeto.

2. Apoio a entidades particulares do ensino de língua japonesa

I. Assistência a Projetos Comunitários Consideração e execução de programa de Assistência a Projetos Comunitários para prestar assistência a entidades de ensino de japonês em cooperação com comunidades nipo-brasileiras.

II. Voluntário da JICA Aumento em grande escala de voluntários da JICA para atuarem como professores de língua japonesa e da educação fundamental. (de 18 em 2015 para 48 previstos em 2016).

III. Fundação Japão

(1) Criação nos quadros da Fundação Japão do cargo de “Conselheiro de ensino da língua japonesa para a América Latina” (2 conselheiros para o Centro de Cultura Japonesa da Fundação Japão em São Paulo, que assumiram em outubro e novembro de 2015)

(2) Aumento do apoio às instituições de ensino da língua japonesa (Rede Sakura) que exercem papéis multiplicadores como centros de rede de escolas (de 5 para 9 no Brasil inteiro (2015)).

(3) Programa de treinamento de professores descendentes de japoneses (Convite ao Centro Internacional de Japonês da Fundação Japão e Curso intensivo como metodologia de ensino de língua japonesa) (4 professores do Brasil em 2017)

IV. Nippon Foundation

Ajuda financeira da Nippon Foudation à adoção de equipamentos de TI no Centro Brasileiro de Língua Japonesa.

Festivais do Japão

1. Estabelecimento da “Japan House” no Festival do Japão de São Paulo (2015);

2. Projeto “Visit Japan” pela Agência de Viagem e Turismo do Japão no Festival do Japão em Minas (2015);

3. Atividades de apoio aos festivais do Japão no Brasil pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e pela Fundação Japão, como as apresentações musicais comemorativas dos 120 anos de amizade pelo Grupo “Yui” em várias cidades do Brasil. (Estão em análise programas do mesmo gênero para 2016)

4. Exposição de Turismo pela Agência de Viagem e Turismo do Japão no Festival do Japão em São Paulo (desde 2014)

1

Difusão da culinária japonesa

1. Envio de um “chef” japonês ao Paraná (setembro de 2015) ;

2. Realização de cursos de culinária japonesa ministrados por um “chef” japonês em escolas de culinária (São Paulo, outubro de 2015);

3. Realização de palestras e demonstrações por especialista em culinária japonesa enviado pela Agência da Cultura do Japão (Curitiba, Maringá, São Paulo e Brasília, setembro de 2015) ;

4. Programa de “Embaixador para a Difusão da Culinária Japonesa” (Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca). Nomeação do chef Sr. Shinya Koike de São Paulo como Embaixador.

5. Recepção com “Wagyu”, carne bovina japonesa, no Diálogo Japão-Brasil sobre Agricultura e Alimentos (Palmas-TO, fevereiro de 2015) ;

6. Está em análise o programa de convite para visita ao Japão de grupo de senhoras de associações nipo-brasileiras (2016) – Programa “Revitalização do departamento feminino de organizações nikkeis através da gastronomia” (6 pessoas) (previsto para janeiro de 2017) ;

7. Seleção e envio para o Brasil de 3 voluntários da JICA em culinária em julho de 2016 (em recrutamento).

2

Área da saúde

1. Seminários sobre cooperação na área da saúde

I. ¨Seminário de colaboração com a comunidade nipo-descendente na América Latina com foco no Brasil¨ (Out. 2014, Tóquio) -Participação de representantes de dois hospitais nikkies (Hospital Santa Cruz e Hospital Nipo-Brasileiro)

II. “Colaboração com hospitais nikkeis no Brasil para a expansão internacional da medicina” (Fev. 2015, Tóquio) -Participação de representantes de seis hospitais nikkeis no seminário

III. Seminário comemorativo dos 120 anos “O futuro da cooperação médica entre Brasil e Japão – as portas que a tecnologia de ponta abrirá para a sociedade!” pela Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e pelo Jornal Nikkei Inc. (Nov. 2015, São Paulo)

2. Apoio de equipamentos aos hospitais Nikkeis

I. São Paulo Projeto de “Aquisição de Equipamentos Hospitalares para o Centro Cirúrgico do Hospital Santa Cruz”(2014) Projeto de “Aquisição de Equipamentos Hospitalares para o Hospital Santa Cruz”(2015) Projeto de “Aquisição de Equipamentos Hospitalares para o Hospital Nipo-Brasileiro”(2015) Projeto de “Reforma das Instalações do Lar dos Idosos de Guarulhos” (Reforma de casa de idosos nipobrasileiros)(2015)

II. Belém Projeto de Ampliação dos equipamentos do Bloco Cirúrgico e UTI do Hospital Amazonia (2015) Projeto de Aperfeiçoamento dos Equipamentos Médico-Hospitalares do Hospital Amazonia de Quatro Bocas (2015)

III. Porto Alegre Projeto de Melhoria de Assistência Médica Itinerante no Sul do Brasil (2015)

IV. Brasília Projeto de Melhoria de serviço odontológico para as comunidades pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Anápolis (2015)

3. Cooperação em recursos humanos e capacitação

?Envio de voluntários da JICA aos hospitais nikkeis

– Serão enviados três voluntários da JICA em 2016 (entre eles, dois são de longo prazo e a inscrição já está aberta.)

1. Hospital Amazônia (enfermeiro, voluntário jovem (longo prazo))

2.Hospital Santa Cruz (nutricionista, voluntário jovem (longo prazo))

3. Hospital Santa Cruz (professor em escolas de língua japonesa, voluntário idoso/jovem (curto prazo))

?Envio de técnicos ao Japão pelo Programa de Treinamento Nikkei da JICA

? Estão sendo analisadas várias áreas, como medicina, odontologia, enfermagem e medicina em anestesiologia e ressuscitação.

Intercâmbio desportivo – programa “Sport for Tomorrow”

I. A Federação japonesa de Judô doa 100 tatames e 80 quimonos de judô para a UPP no Rio. (Participação do técnico da seleção japonesa de judô masculina Inoue na cerimônia de entrega em 6 de março. A Mizuno também oferece 50 faixas pretas);

II. Doação de 120 quimonos de judô da Mitsui Sumitomo em Curitiba, São Paulo e Brasília (março e abril de 2016);

III. Projeto de expansão e melhorias para oficina de kendô da Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (em avaliação)(Belém);

IV. Aumento em grande escala do número de voluntários enviados pela JICA na área esportiva (de 3 em 2015 para 24 previstos em 2016, beisebol, softbol, badminton, judô, kendô entre outros);

V. Estabelecimento do Comitê de Coordenação Olímpica e Paralímpica no Rio de Janeiro.(março de 2016)

VI. Doação de 609 chuteiras da MIZUNO (Serão distribuidas para Brasília, São Paulo, Rio, Curitiba, Manaus e Recife)

VII. Curso de treinamento pela Sra. Yoshie Ueno*, que irá visitar o Brasil (Através de programa da JICA, 14-28 de junho de 2016) *Medalhista de bronze dos jogos olímpicos de Londres e Campiã mudial de 2012

3

Apoio a Comunidade e aos Indivíduos Nipo-Brasileiros

1. Apoio da JICA a Imigrantes e seus descendentes (U$ 221 mil /2015) (iniciados em 1967 )

I. Projetos de assistência médica e bem-estar

II. Projetos de serviço médico itinerante

III. Projetos do ensino da língua japonesa

A. Iniciado em 1967 (formato atual em 1984). Nos últimos 20 anos, o auge foi em 1998:U$2,21 milhões.

B. Beneficiários: Entidades beneficentes nipo-brasileiras, associações culturais e centros de língua japonesa

2. Programa de Assistência financeira a imigrantes (Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão); U$ 530 mil /2015

(Objetivo)

Apoio financeiro a comunidades e indivíduos que prestam assistência médica e de sustento a imigrantes japoneses. Ex. Beneficência nipo-brasileira de cada localidade e outras entidades tais como Ikoi-no-Sono, Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Casa da Esperança Kibô-no-Ie

(Teor)

I. Ajuda de custo- Teto de 30.000 ienes/mês (U$ 265,4) por família.

II. Assistência médica – Teto de 50.000 ienes/mês (U$442,4) por pessoa.

Fortalecimento e aperfeiçoamento institucional

I . Fortalecimento das representações diplomática e consulares do Japão no Brasil encarregadas da colaboração com comunidade nipo-brasileira.

II. Assinatura do memorando sobre a facilitação da Emissão de Vistos de Múltiplas Entradas (Fev. 2016)

III. Entrada em vigor do Tratado entre Japão e Brasil sobre a Transferência de Pessoas Condenadas (Fev. 2016)

IV. Homenagem de nipo-descendentes que contribuíram para o fortalecimento das relações Japão-Braisl. Sob a orientação do gabinete do primeiro ministro do Japão, temos homenageado nipo-descendentes que contribuíram para o fortalecimento do relacionamento Japão-Brasil, através da outorga de condecorações e de diplomas de “Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão” e de “Honra ao Mérito de representantes da embaixada e de consulados”. Ex. Por ocasições da comemoração dos 120 anos de amizade Japão-Brasil e Centenário da instalação do Consulado-geral do Japão em São Paulo.

V. Fortalecimento da cooperação com os jornais da comunidade nipo-brasileira Está em negociação o fornecimento gratuito de artigos e fotos do NHK World (edição em português) para dois jornais da comunidade nipo-brasileira.

VI. Pesquisa sobre a comunidade nipo-brasileira – Realizadas pelo Centro de Estudos Nipo-Brasileiros com apoio financeiro da Nippon Foundation.

VII. Transmissão do programa especial em comemoração dos 120 anos de amizade Japão-Brasil pela NHK (5 de novembro no Japão e 26 de dezembro no Brasil) (2015)

VIII. Comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil em 2018 e Comemoração dos 90 anos da imigração japonesa para a região amazônica.

Fonte: Embaixada do Japão

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta