Importãncia do Esporte na Adolescência | Clube Nipo

Importância do esporte na adolescência

Sabemos que a atividade física é importante em todas as fases da vida. Particularmente na adolescência além de contribuir na aquisição de hábitos saudáveis, a atividade física melhora a qualidade de vida, pois evita o sedentarismo e a obesidade, prevenindo o desenvolvimento de muitas doenças como HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica), Aterosclerose, Diabetes, Cardiopatias e muitas outras, na vida adulta.

A escolha do esporte merece muita atenção. Deve-se levar em consideração as aptidões físicas e as condições socioeconômicas da família. Entretanto, é fundamental que o adolescente escolha um esporte que goste. Somente desta forma ele será capaz de se praticá-lo com a freqüência necessária para gozar dos benefícios que este lhe proporcionará. É aconselhável que os pais ofereçam condições para que o adolescente obtenha informações e até mesmo experimente diversos esportes. É importante que a escolha do esporte seja consciente e livre de preconceitos, assim como, que a mesma seja respeitada e estimulada pela família.

Antes de iniciar a prática de uma atividade esportiva, é recomendável a realização de uma consulta médica para avaliar as condições físicas do adolescente. A consulta com uma nutricionista também pode ser interessante, visto que em alguns casos é necessário adaptar a alimentação de acordo com o gasto energético da atividade física.

Os benefícios do esporte na adolescência são inúmeros, entre eles a diminuição da ansiedade e a regulação do sono. A excessiva preocupação pela imagem corporal é o principal estímulo que leva o adolescente a procurar a prática da atividade física. Porém, ao iniciar a prática de um esporte, o adolescente também acaba por adquirir outros hábitos saudáveis (alimentação regrada, evitar fumo e drogas, rotina, etc), o que contribui para o seu bem-estar geral.

Acreditamos que os benefícios do esporte na adolescência vão muito além dos fatores físicos. O esporte pode contribuir na melhora da autoestima do jovem, que muitas vezes encontra-se fragilizada nesta fase da vida. Além de colaborar também no desenvolvimento da noção de comprometimento, de espírito de equipe, de disciplina e de tolerância a frustração. Os esportes coletivos podem facilitar a socialização (ajudando a vencer a timidez) e atuar como uma ferramenta para aumentar a rede social do adolescente.

Desta forma, o esporte pode auxiliar na formação de valores éticos, atuando como um facilitador no processo de amadurecimento psíquico e relacional do adolescente, contribuindo para a formação integral do indivíduo.

Fonte: www.institutoadolescer.com.br