Metodologia Francesa de Ensino Chega a Cidade como Uma Opção nas Férias Escolares | Clube Nipo

Metodologia francesa de ensino chega à cidade como uma opção nas férias escolares

Que tal aprender tênis nas férias? A opção é uma boa pedida para os pais que não sabem o que fazer com as crianças ociosas em casa. Nova metodologia do esporte na capital, a Tênis + será inaugurada neste mês com o projeto “Tênis nas Férias”. A ação ocorre entre 20 e 25 de julho, no Clube Nipo (Setor de Clubes Sul), com atividades que podem ser feitas em meio período ou dia inteiro. A escolinha é voltada para alunos iniciantes ou intermediários, de 5 a 14 anos.

A metodologia de ensino é francesa, adaptada no Brasil por Laurent Philippe, instrutor de jogadores e professores em Roland Garros, berço do esporte, em Paris.

O professor responsável pelo programa de tênis nas férias, Antônio Lindoso, já acumula duas décadas de ensino da modalidade.

“O tênis é um esporte excelente que, além de ser divertido e saudável, ajuda no desenvolvimento da coordenação e do controle emocional”, aponta.

Para a produção de novos ídolos do esporte, como o brasileiro Gustavo Kuerten, o maior tenista do País, é necessário, de acordo com o especialista, investir na categoria de base. “Quanto antes a criança tiver contato com o tênis, melhor. O ideal é que inicie a prática com quatro anos”, diz.

Foi o que aconteceu com o pequeno Luis Gabriel de Araújo. Com apenas seis anos é um dos destaques da escolinha. Ele começou a jogar tênis com apenas três anos. “É um garoto que quando tiver com treze anos, já terá uma década de experiência no tênis”, acrescenta o professor, orgulhoso.

Os alunos que participarem do Tênis + durante as férias terão oficinas, treinos táticos e jogos. A exemplo do que ocorreu ontem (30/6), com a presença do lendário tenista John Powless, de 82 anos, que passou dicas valiosas aos alunos.

Por que o tênis?

Dentre tantos esportes possíveis, o tênis é encarado como uma boa escolha por causa dos aspectos físicos, motores e sociais. “Jogar tênis é um esporte tanto físico como mental, sendo excelente para desenvolver as crianças nos aspectos fisiológicos e psicológicos”, explica Antônio Lindoso.

Saiba mais

O tênis surgiu na França, no século XIII. Em seus pimórdios, a atividade era chamada “Jeu de Paume”, que significa jogo de mão, no qual os jogadores utilizavam as mãos para rebater uma bola contra a parede.

A partir do século XIV, alguns atletas passaram a utilizar uma espécie de raquete de madeira (Battoir). Mais tarde, chamado de Longue-Paume, era praticado em uma quadra retangular, dividido por uma rede, com seis jogadores de cada lado.

O termo Tênis deriva do francês Tenez, que significa o verbo pegar, no imperativo: Pega (expressão dita pelo atirador ao jogar a bola).

 

Fonte: www.jornaldebrasilia.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta