Origem do Karaoke - Clube Nipo

Origem do Karaoke

A popularização do karaoke é atribuído ao empresário Daisuke Inoue, criador de uma máquina de karaoke, uma espécie de jukebox com microfone, cuja finalidade inicial era sua própria diversão, no ano de 1971. Ele criou poucas unidades e as alugava para bares da sua cidade, Kobe, situada na província de Hyogo.

Mas é certo que a criação da máquina de karaoke só foi possível, porque no Japão, muito antes disso, já existiam as gravações das músicas sem o vocal, ou seja, os karaokes.

A palavra karaoke é formada pela junção das palavras “kara” que significa vazio em japonês, e do fragmento “oke” da palavra “okesutora”, que significa orquestra, que pode levar à tradução literal de orquestra vazia.

Na realidade, não é a orquestra que está vazia, trata-se de uma referência a ausência de voz ao som instrumental da música.

No Japão, o que começou a se popularizar com um equipamento que se parecia com uma caixa de sapatos, evoluiu para os tocadores automatizados de LDs (laser discs) e que hoje foram substituídos por aparatos de menor escala, mas com uma quantidade muito mais variada de músicas e vídeos e som de alta qualidade.

No Brasil, a prática do karaoke desembarcou junto com os imigrantes japoneses, há mais de um século, que sempre usaram a música como meio de manter as comunidades unidas em eventos sociais de confraternização.

Antigamente, todos os participantes de festas ou reuniões sociais dos imigrantes eram convidados a cantar uma música, que eram acompanhadas por palmas para marcar o ritmo na ausência do instrumental, uma vez que a compra de equipamentos eletrônicos não era possível para os padrões financeiros dos imigrantes. Essa era a melhor forma de espantar a saudade da terra natal.

O primeiro registro de uma gravação amadora de música japonesa no Brasil do qual se tem notícias ocorreu por volta de 1946, no pós guerra, quando surgem algumas bandas amadoras de imigrantes, o que permitia o acesso às músicas populares japonesas da época.

Até hoje, dentro da comunidade nipo-brasileira o karaoke é uma das formas mais populares de manutenção da cultura japonesa no Brasil, contando com muitos adeptos, tanto entre descendentes como não-descendentes de japoneses, que participam dos concursos realizados quase todos os finais de semana em diversas capitais do país, principalmente na capital do estado de São Paulo.

 

Fonte : União Paulista de Karaoke.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta