Por que priorizar alimentos leves em dias quentes?

Por que priorizar alimentos leves em dias quentes?

Você já percebeu que durante os dias quentes – em especial no verão – parece que temos uma tendência maior a procurar por alimentos leves para consumir? Essa mudança de hábito faz todo o sentido para a nossa saúde, sabia?

Verão é uma época de menor consumo de calorias

Nosso corpo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com as características do ambiente em que vivemos. Em dias frios, o consumo de calorias do corpo é maior para nos manter mais aquecidos e com temperatura corporal normal. Por isso, no inverno e outono, temos mais vontade de ingerir pratos pesados e alimentos mais calóricos.

No verão ocorre exatamente o contrário. Já que nosso corpo não precisa gastar o mesmo volume de calorias do que no inverno, nós naturalmente nos sentimos mais atraídos por alimentos mais leves e com menor valor calórico.

Comer menos calorias demanda menor esforço do aparelho digestivo

Mesmo que nosso corpo demande menos calorias, às vezes bate aquela vontade de fazer uma refeição mais pesadinha no verão, não é mesmo? O grande problema é que nosso corpo sente as consequências.

O organismo humano, nos dias quentes, precisa aumentar a circulação de sangue por todo o corpo, para que a pele troque calor com o ambiente e mantenha a temperatura corporal em níveis normais. Quando a ingestão de uma refeição pesada é feita, boa parte desse volume de sangue é direcionado para o aparelho digestivo para acelerar a digestão dos alimentos. Isso pode causar sensação de mal estar, cansaço e sono, já que o organismo não consegue gerenciar as duas demandas altas de circulação sanguínea ao mesmo tempo.

Outro sintoma de desconforto observado após as refeições em dias quentes é o aumento da produção de suor. Como a temperatura corporal pode elevar após o consumo de pratos pesados, o suor ajuda a equilibrar esse desconforto.

Atenção com o consumo de bebidas também é importante

Falando em suor, nos dias quentes é importante também pensar em aumentar o consumo de bebidas refrescantes. Água, sucos naturais e chás gelados ajudam a repor as perdas hídricas e de sais minerais por conta da produção de suor.

Vale lembrar também que o consumo de bebidas alcoólicas, apesar de convidativo nos dias de calor, deve ser feito com atenção, visto que o álcool é um diurético e pode acelerar a perda de água pelo corpo no verão.

Opções de alimentos leves para o verão

Escolher alimentos leves no verão não é difícil. Acredite, você vai sentir muito mais vontade de consumi-los nesses dias mais quentes! Priorize sempre opções como:

  • Saladas de todos os tipos, com molhos leves;
  • Carnes magras e sem molhos;
  • Massas com molhos de vegetais e ingredientes leves;
  • Vitaminas de frutas, vegetais, leite ou iogurte;
  • Frutas e sucos de frutas de todos os tipos;
  • Sopas frias (também chamadas de Gaspachos);
  • Legumes refogados ou crus.

Vale lembrar também que no calor além do cuidado com o consumo de alimentos leves, a atenção com o armazenamento dos alimentos deve ser maior. Bactérias se proliferam mais rapidamente em ambientes quentes e por isso tanto a higiene quanto a refrigeração são cuidados essenciais nessa época!

 

Fonte: content.paodeacucar.com

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