Sete dicas para uma alimentação infantil saudável | Clube Nipo

Sete dicas para uma alimentação infantil saudável

Sete dicas para uma alimentação infantil saudável
Nem sempre é fácil encorajar as crianças a terem uma alimentação saudável e equilibrada.
Confira sete dicas que o ajudarão a desenvolver hábitos alimentares saudáveis durante a infância dos seus filhos.

7. Tome café da manhã

Tomar o café da manhã, mesmo que seja apenas uma fruta e um copo de leite, é uma boa forma de começar o dia e assegurar um equilíbrio energético durante todo o dia.

Se conseguir que os seus filhos criem o hábito de tomar um bom café da manhã durante a infância, dificilmente perderão este bom hábito no futuro.

6. Escolha lanches saudáveis

Quando sentir fome entre as refeições principais, facilmente irá procurar alimentos como batatas fritas ou bolachas, que nem sempre são os mais saudáveis. Esses alimentos são, por norma, altamente calóricos e pobres em nutrientes.
Procure manter a sua dispensa ou geladeira cheias de opções saudáveis, tal como frutas frescas ou secos e iogurtes naturais.

5. Beba água

Faça com que a água seja a bebida das refeições e reserve os sucos e os refrigerantes para ocasiões especiais.
Sempre que o seu filho tiver sede, ofereça água ao invés das bebidas açucaradas.

4. Crie uma horta em casa

Ter uma pequena horta em casa pode ser uma forma divertida de ensinar os mais novos a conhecer a origem dos alimentos que consomem. Também os encorajará a fazer uma alimentação mais diversificada.
Provavelmente terão mais vontade e curiosidade de consumir a alface ou a cenoura que ajudaram a plantar.
A falta de espaço para criar uma horta em casa não deve ser um obstáculo. Se não tem um jardim com o espaço apropriado para criar uma horta, pode optar pela utilização de vasos. Obviamente que nos vasos não poderá cultivar todos os alimentos que cultivaria numa horta, mas pode escolher algo mais simples, como por exemplo ervas aromáticas.

3. Faça as refeições em família

É tentador jantar com a televisão ligada, lanchar na mesa do escritório ou comer enquanto sai de casa e vai para o trabalho.
Se conseguir encorajar os seus filhos a fazerem refeições regulares, à mesa e em família, pode não só reduzir a ingestão de lanchinhos, mas também promover importantes valores sociais.

2. Ser criativo

Todas as cores presentes nos alimentos e nos vegetais provêm de substâncias naturais que apresentam efeitos benéficos para o nosso organismo. Cores diferentes têm diferentes efeitos, portanto é bom consumir, ao longo do dia, uma grande variedade de alimentos com cores diferentes.
Ao oferecer aos seus filhos uma refeição cheia de cor, com diferentes frutos e sementes ou vegetais com formas divertidas, torna-os mais contentes e entusiasmados.

1. Não desista

As nossas pesquisas mostram que a maior parte dos bebes e crianças, precisam experimentar sete a dez vezes algo, antes de se sentirem confortáveis e gostarem. Dessa forma não sinta medo de introduzir na alimentação dos seus filhos, novos sabores.
Uma boa tática para fazer com que os seus filhos comam uma grande variedade de alimentos é dizer-lhes que provar novos alimentos é um sinal de que eles irão crescer. Ou, leve-os às compras e deixe-os escolher um alimento novo e saudável para introduzir num prato que consumam.

 

Fonte: Nestle

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